terça-feira, 30 de maio de 2017

MAPAS CONCEITUAIS

Iniciamos a terceira etapa dos projetos de aprendizagem, a construção do mapas conceituais. Como ensinar alunos de 5º ano a construir um mapa conceitual? Questionei-me muito sobre isso e resolvi tentar, meus alunos me ajudaram a criar um conceito para o termo 'Mapa Conceitual'. Então coloquei no quadro a palavra MAPA CONCEITUAL e comecei a questioná-los sobre o assunto. Fizemos uma divisão dos termos para que os alunos pudessem compreender melhor, pois eles ainda não conheciam esse termo e nem sabiam o que significava.
Primeiro Mapa Conceitual da turma, 24/5/2017

Conversei com os alunos sobre o assunto que expliquei a eles que deveríamos utilizar frases curtas, preferencialmente sem verbos, mas para eles foi difícil de compreender essas informações. Após os alunos iniciaram o mapa conceitual de suas pesquisas, e deixei bem claro para eles que seria a primeira vez que estaríamos fazendo tal atividade, então que não se preocupassem, porque faríamos eventuais correções posteriormente.

Mapa Conceitual do Gustavo - 24/5/2017

Mapa Conceitual da Érika - 24/5/2017

Os alunos farão a digitação desses mapas conceituais, porém, a professora do EVAM está procurando a melhor forma de trabalhar com os alunos. Esta primeira experiência de interação com os alunos na construção dos mapas conceituais demonstrou o nível de envolvimento de cada um. Alguns alunos já tinham consolidado suas teorias e estavam bem conscientes de seus temas. Por outro lado, ainda tenho alunos que estão descobrindo como se organizar e através do mapa conceitual conseguiram externar algumas ideias novas. Como veremos nos exemplos abaixo:


Mapa Conceitual da Marcos - 24/5/2017


Mapa Conceitual do kauã - 24/5/2017

Ainda é necessário uma revisão ortográfica no trabalho dos alunos, porém eles se dão conta que escreveram errado, quando passam para o computador. Nas aulas no laboratório de informática eles aprenderam muitas coisas até agora que foram muito importantes para o desenvolvimento cognitivo deles.


"Por aprendizagem significativa, entendo , aquilo que provoca profunda modificação no indivíduo. Ela é penetrante, e não se limita a um aumento de conhecimento, mas abrange todas as parcelas de sua existência."
Carl Rogers

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens de 2018/2

Mudar é preciso, evoluir faz parte da nossa condição humana As postagens realizadas neste último semestre, já estão vinculando prática ...