De acordo com Peroni, a administração escolar é diferente da empresarial, porque uma visa o compromisso social e outra o lucro, a burocratização e o capitalismo. A educação enquanto escola tem por objetivo a produção sistematizada do saber, ou seja, é responsável pela apropriação da cultura. A escola organiza suas ações educativas pensando na socialização e produção do saber. Uma gestão democrática está intimamente ligada a participação da comunidade escolar nas suas decisões. O Projeto Político Pedagógico, o Conselho Escolar, o Conselho de Classe, o Grêmio Estudantil e Associação de Pais e Mestres são instituições que se formam na escola para garantir a participação de todos na administração, tomando decisões coletivas e pensando nas reais necessidades da comunidade.
A gestão escolar democrática tem sido o carro forte que conduz a produção cognitiva.
Referencias Bibliográficas:
PERONI, Vera Maria Vidal. POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE REDEFINIÇÃO DO PAPEL DO ESTADO - Universidade Federal do Rio Grande do Sul. ANPED SUL, 2008.
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