"Um professor é a personificada consciência do aluno; confirma-o nas suas dúvidas; explica-lhe o motivo de sua insatisfação e lhe estimula a vontade de melhorar." (Thomas Mann)
Companheirismo é o vínculo que existe entre companheiros. Os companheiros, por sua vez, são as pessoas que se acompanham para algum fim, formando algum tipo de comunidade, corpo ou equipe. (Fonte: http://conceito.de/companheirismo)
O professor é um grande companheiro de seus alunos, pois passamos muitas horas junto deles e passamos a acompanhar seus desenvolvimentos. Percebi que através do trabalho realizado com PA's em minha turma, passei a ser muito mais companheira de cada um. Auxiliá-los em sua aprendizagem é muito bom e gratificante para mim como professora. A afetividade, que está vinculada ao companheirismo, é outro ponto pacífico nas aulas com PA's, porque é necessário um envolvimento total, tanto do aluno quanto do professor.
Ao estudar o companheirismo, refleti sobre como tenho me posicionado em relação aos meus alunos e a partir dos conhecimentos adquiridos passei a posicionar-me como companheira de aprendizagem. Esse fator mudou a relação entre meus alunos e eu, e passei a assisti-los de forma diferenciada, o que resultou em um melhor rendimento da turma e uma maior busca por compreender os conteúdos por parte dos alunos.
A disposição das classes dos alunos de minha turma é em forma de U, o que facilita o debate e discussão com todos os alunos, que participam de forma ativa. Eles passam a ser companheiros de aprendizagem também, em que um auxilia o outro, ou chama sua atenção para realizar as atividades. Por fim, acredito que a turma seja companheira, os alunos criam vínculos de companheirismo e atuam de forma sincrônica uns com os outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário