A Grande Conquista é o resultado de pequenas vitórias que passam despercebidas.
Paulo CoelhoO trabalho com PA's está me ajudando muito a compreender como meus alunos aprendem. As crianças tem um potencial muito grande, que muitas vezes, ou na maioria das vezes, subestimamos. Ao trabalhar com os projetos de aprendizagem, percebi que os alunos se empenham muito mais do que para estudar para uma prova, e aprendem muito mais. De acordo com Fagundes, Para que um novo conhecimento possa ser construído, ou para que o conhecimento anterior seja melhorado, expandido, aprofundado, é preciso que um processo de regulação comece a compensar as diferenças, ou as insuficiências do sistema assimilador. Ora, se o sistema assimilador está perturbado é porque a certeza “balançou”. Houve desequilíbrio. O processo de regulação se destina a restaurar o equilíbrio, mas não o anterior. É necessário desestabilizar os alunos para que busquem resposta às suas questões e assim aprendam. A partir do trabalho com projetos de aprendizagem, o professor passa a questionar as certezas dos alunos e questiona as respostas encontradas para suas perguntas, fazendo com que busquem ainda mais informações e complementem seus trabalhos.Desde o início do trabalho, fiquei muito preocupada em como seria para avaliar meus alunos, se perceberia que estavam aprendendo, que instrumentos utilizar e como comprovar a aprendizagem. Porém ao longo do projeto pude perceber de forma significativa o avanço de cada aluno. O crescimento deles é muito significativo, a criticidade, a organização, o empenho, as novas descobertas, a postura frente as novas descobertas, enfim, muitos aspectos a serem avaliados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário