terça-feira, 30 de maio de 2017

A Informática Educativa

Ao escrever a postagem anterior dei-me conta que meus alunos tiveram um grande avanço neste primeiro trimestre em relação ao uso de novas tecnologias. Na primeira aula de informática que dei para eles, fizemos e-mails e solicitei a todos os alunos que enviassem um e-mail para mim e um para outro colega. Todos conseguiram, alguns com mais dificuldade, outros com mais facilidade, porém todos adoraram e me agradeceram muito por ensiná-los.

A segunda etapa foi o recebimento de um e-mail meu com uma foto deles para que colocassem em seu perfil da conta Google. assim aprenderam a baixar a foto e salvá-la no computador. Posteriormente, aprenderam a carregar as fotos no perfil. Foi um sucesso. Então, enviei-lhes uma solicitação de compartilhamento de um documento do ambiente do Google Doc's para familiarizarem-se, puderam mexer a vontade, perguntar sobre as ferramentas entre outros.

Hoje, meus alunos não precisam mais de orientações para interagir com os ambientes que estamos trabalhando, isso indica um crescimento em relação a primeira condição deles. Estou pensando em quantas coisas mais eles aprenderam que ainda não percebi. Preciso estar mais atenta, pois ao trabalhar com projetos de aprendizagem o professor precisa estar ciente da condição inicial dos seus alunos para ter consciência da mudança e crescimento cognitivo.

EVAM - 2017


“ O processo de ensino-aprendizagem deve ser algo prazeroso que nos de vontade de continuar ”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens de 2018/2

Mudar é preciso, evoluir faz parte da nossa condição humana As postagens realizadas neste último semestre, já estão vinculando prática ...