Minhas reflexões acerca de como incentivar meus alunos a novos questionamentos estão mexendo comigo. Não sei se realmente deveria ter modificado os desejos de meus alunos incentivando-os a novos questionamentos. No entanto o papel do professor é fazer com que seu alunos desenvolva suas potencialidades. Acredito não ter influenciado de forma direta em seus novos questionamentos, mas ao ler o livro "Por quê?" acredito ter despertado nos alunos uma nova perspectiva de questionamento, mais próximo de meus objetivos, mas também, desenvolvendo as potencialidades dos alunos.

Na atividade de Pietra, podemos perceber uma ampliação do seu pensamento em relação ao que é possível aprender, ao que pode ser estudado, indo além da rotina do que é feito no dia-a-dia. Ela passa de um pensamento concreto de situações palpáveis, como aprender espanhol, ou culinária e passa para algo mais filosófico como "quando apareceu o primeiro ser humano?". Acredito que poderia ter feito, certamente, um projeto de aprendizagem com seus primeiros desejos, pois poderia tem envolvido muita prática e teoria em relação a como aprender novos idiomas, porém, ainda assim, essa questão apareceu nos novos questionamentos. Vejamos:


A questão número 8, de sua segunda formação de perguntas para o PA, a aluna Érika relaciona a aprendizagem de idiomas, mas com uma profundidade maior. Não só quer aprender a falar outro idioma, mas quer saber como surgiram os outros idiomas. É uma questão mais ampla a ser discutida e debatida, o que nos leva a pensar que precisamos ensinar nossos alunos a perguntar e direcioná-los ao que querem aprender. Para a partir daí iniciarmos o trabalho com os projetos de aprendizagem. Érika tinha o desejo de aprender a falar italiano, mas agora quer saber de onde surgiram todos os idiomas, o que não a desestimulou de querer aprender o idioma.
Os estudos que estamos realizando em relação ao ensino através dos PAS está despertando uma nova aprendizagem para mim, estou voltada agora para o próximo passo de como fazer para que meus alunos consigam ler textos on-line para comporem suas pesquisas, sem que haja dispersão para outros sites. Outra proposta que realizarei com meus alunos é a pesquisa bibliográfica, que será realizada na biblioteca da UNISINOS - Universidade do Vale do Rio dos sinos, que fica localizada próxima a nossa escola.
"Educar é mostrar a vida a quem ainda não a viu."