O que é consciência fonológica?
Ao buscar por atividades para realizar com alunos do quinto ano do Ensino Fundamental, fiquei me questionando se os mesmos já não teriam sua consciência fonológica construída, então, como as crianças criam essa consciência?
É na decisão da utilização da grafia que percebemos essa conscientização dos alunos, nas suas dúvidas e questionamentos referentes ao uso das letras. Assim, de acordo com Capovilla &Capovilla (apud Ávila, 2018), a consciência fonológica
refere-se tanto à consciência de que a fala pode ser segmentada quanto
à habilidade de manipular tais segmentos, e se desenvolve gradualmente
à medida que a criança vai tomando consciência do sistema sonoro da
língua, ou seja, de palavras, sílabas e fonemas como unidades
identificáveis
Compreender que os sons da fala estão diretamente ligados as letras do alfabeto e que sua união resultam em sons que expressam nossas emoções e necessidades resultando na comunicação, seja oral ou escrita, é passo fundamental para o desenvolvimento fonológico. De acordo com Fernandes e Rosado é necessário estar atento a alguns sinais que podem auxiliar no desenvolvimento da criança:
Sinais de alerta
Pré- Escolar:
• Fala tardia
• Linguagem muito infantil (falar “à bebé”)
• Dificuldades em pronunciar corretamente palavras
• Dificuldades em aprender e decorar canções, rimas e lengalengas
• Antecedentes familiares de fala tardia ou alterações na linguagem e fala
Pré- Escolar:
• Fala tardia
• Linguagem muito infantil (falar “à bebé”)
• Dificuldades em pronunciar corretamente palavras
• Dificuldades em aprender e decorar canções, rimas e lengalengas
• Antecedentes familiares de fala tardia ou alterações na linguagem e fala
1º Ano de escolaridade:
• Dificuldades em detetar e discriminar os sons da língua (por exemplo quando a criança ouve “faca” e “vaca”, não identifica diferenças).
• Dificuldades em dividir palavras em sílabas e fonemas
• Dificuldades em associar as letras aos seus sons (por exemplo a letra S lê-se “ésse”).
• Dificuldades na leitura de sílabas e palavras, especialmente palavras complexas ou pouco usuais no seu dia-a-dia.
• Erros ortográficos no processo de escrita.
• Dificuldades em detetar e discriminar os sons da língua (por exemplo quando a criança ouve “faca” e “vaca”, não identifica diferenças).
• Dificuldades em dividir palavras em sílabas e fonemas
• Dificuldades em associar as letras aos seus sons (por exemplo a letra S lê-se “ésse”).
• Dificuldades na leitura de sílabas e palavras, especialmente palavras complexas ou pouco usuais no seu dia-a-dia.
• Erros ortográficos no processo de escrita.
REFERÊNCIAS
FERNANDES, Iris. ROSADO, Sónia. O que é a Consciência Fonológica? Disponível em: http://www.itad.pt/problemas-escolares/consciencia-fonologica/ Acessado em 21/7/2018.
ÁVILA, Ivany Souza. Consciência fonológica e a
aquisição da linguagem. Disponível em https://moodle.ufrgs.br/pluginfile.php/2457722/mod_resource/content/1/aula%20de%20consciencia%20fonologica%20completa.pdf Acessado em 21/07/2018.
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