Em minha época escolar a tecnologia que possuíamos era a enciclopédia Barsa, também tínhamos máquina de datilografar, que esperávamos até a oitava série para aprender a utilizar, o xerox, o projetor, rádio e o mimeógrafo. Em casa, eu brincava na máquina de escrever do meu irmão, que fazia questão de lembrar que eu tinha que tomar cuidado, porque ele precisava dela para fazer seus trabalhos.
Na atualidade, computadores, smartphones e tablets estão tomando conta das crianças, adolescentes e jovens adultos. Os professores precisam se enquadrar às inovações tecnológicas para inovar em suas aulas. Com tanta tecnologia é difícil a escola conseguir se manter atrativa o que acaba desmotivando o professor e os alunos.
Em minha prática semanal, tenho um período de informática com meus alunos, momento em que aproveitamos para descobrir ferramentas úteis para nossas atividades diárias. Com isso desenvolvemos tarefas de pesquisa, fazemos apresentações, conversas pelo hangout, troca de e-mail entre outros. Assim, os alunos passaram a conversar com os colegas por via eletrônica, estão se desenvolvendo com mais ações e desenvoltura. E não é necessário esperar até determinada idade para ter acesso às tecnologias, porque elas estão ao acesso de todos, seja no mercado, no banco, nas lojas, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário