TCC
Hoje, recebi orientações sobre como proceder para iniciar meu TCC. Estou um tanto quanto ansiosa com relação ao trabalho, pois já tive um semestre para pensar nele e não consegui delimitar o assunto. Meu desejo é escrever sobre as dificuldades dos professores em receber alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs), mas como o trabalho deve estar atrelado a minha prática de estágio é preciso mudar o foco dos meus estudos.
Pensei, então, em escrever sobre como é trabalhar em uma turma com alunos NEEs, porque na turma que trabalhei tinham duas alunas com necessidades especiais. Bem, uma com NEE, Síndrome de Down, e outra com dislexia, que não é considerada necessidade educacional especial. Isto foi confuso para mim, pois ambas apresentavam dificuldades para desenvolver as atividades escolares. Então, como entender por que uma é NEE e outra não, sendo que ambas apresentavam muitas dificuldades.
Acredito que o assunto INCLUSÃO seja muito importante de ser tratado na atualidade, ainda mais se estamos falando em uma escola democrática e acessível. Ainda existe muito preconceito com relação a inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular, por isso, acho que este é um assunto muito importante para ser discutido na atualidade.
Ao trabalhar com a turma o Projeto de Aprendizagem, percebi a importância de abrir espaço para todos os alunos trabalharem um assunto de seu interesse e pesquisassem sobre ele. Sendo assim, as alunas NEEs também puderam expor seus desejos e assuntos do seu interesse. Ambas adoram cães e fizeram seus trabalhos voltados para esse assunto, explicando sobre uma raça de cão que era sua preferida. Os trabalhos foram bem organizados e objetivos, as alunas fizeram simples apresentações de slides, mas a discussão comigo e com a estagiária de apoio foi muito rica.
De acordo com Mantoan (2003, p.57)
"A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas (especialmente as de nível básico), ao assumirem que as dificuldades de alguns alunos não apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada."
O PA é uma modernização, uma reavaliação da forma de ensinar e aprender, uma metologia ativa, em que o indivíduo é protagonista em sua aprendizagem e o professor um mediador, que orienta e participa ativamente junto com o aluno. A partir desta experiência foi possível perceber o quanto as alunos evoluíram e se dedicaram a suas atividades. Uma das alunas estava pensando que queria ser veterinária, criou-se uma expectativa , um sonho futuro e quem sabe um rumo a seguir para uma profissão tão linda que é a de trabalhar com animais.
Referênica
MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão: o que é? por quê? como fazer?. são Paulo: Moderna, 2003.
Nenhum comentário:
Postar um comentário