sábado, 31 de agosto de 2019

Ainda é preciso praticar




Em algumas postagens ainda não havia uma reflexão sobre a minha prática pedagógica, mas dos conteúdos estudados relacionados a materiais do meu dia- a- dia. Como leio muito, sempre busco fazer referência com meus estudos.

Através da disciplina de Questões Étnicos- Raciais busquei trabalhar com meus alunos o tema dos direitos do afro-descendente no Brasil. Para corroborar com  as aprendizagens do semestre trabalhei muito com a literatura africana. Realizamos pesquisas sobre a influência da cultura africana no Brasil.

A partir desta disciplina introduzi o trabalho com a cultura afro-brasileira em minha rotina de trabalho pedagógico, de forma que o aluno conheça a cultura africana e a história do negro no Brasil. A partir deste trabalho, passei a tratar, com meus alunos, de forma mais crítica as políticas públicas realizadas para proporcionar mais igualdade em algumas culturas. E tratar que esse benefício trata-se de uma equidade e não um benefício.

Museu Afro Brasil - SP


quinta-feira, 29 de agosto de 2019

Reflexões Acerca das Postagens de 2017/2

Modificações nas Expectativas de Atendimento de Turmas com Alunos com Necessidades Especiais

No segundo semestre de 2017, as disciplinas convergiram para o atendimento de pessoas com necessidades educacionais especiais. Foi muito importante para meu desenvolvimento profissional, pois estava trabalhando com um aluno autista. Ao longo das postagens percebi que consegui dialogar com a teoria estudada e a trouxe para uma reflexão em minha prática, embora não tenha demonstrado com exemplos do meu dia- a- dia.

As pessoas com deficiência precisam de um espaço mais adequado nas escolas regulares e com políticas públicas que auxiliem em seu pleno desenvolvimento e inclusão. As universidades estão abrindo espaço para discussão sobre a diversidade. E a partir das questões apresentadas passamos a perceber que se houvessem ambientes adequados e adaptados as deficiências não seriam tão perceptíveis.

As postagens dos semestres foram evoluindo com o passar do tempo e  reler trouxe-me muitas possibilidades de reflexão. Ainda busco aprimorar minha esrita, mas a evolução acerca das postagens anteriores é significativa e muito importante para refletir sobre minha prática.


"O objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais, e sim respeitar e valorizar as diferenças."

quarta-feira, 28 de agosto de 2019

TCC Segunda Etapa


TCC

Hoje, recebi orientações sobre como proceder para iniciar meu TCC. Estou um tanto quanto ansiosa com relação ao trabalho, pois já tive um semestre para pensar nele e não consegui delimitar o assunto. Meu desejo é escrever sobre as dificuldades dos professores em receber alunos com necessidades educacionais especiais (NEEs), mas como o trabalho deve estar atrelado a minha prática de estágio é preciso mudar o foco dos meus estudos.

Pensei, então, em escrever sobre como é trabalhar em uma turma com alunos NEEs, porque na turma que trabalhei tinham duas alunas com necessidades especiais. Bem, uma com NEE, Síndrome de Down, e outra com dislexia, que não é considerada necessidade educacional especial. Isto foi confuso para mim, pois  ambas apresentavam dificuldades para desenvolver as atividades escolares. Então, como entender por que uma é NEE e outra não, sendo que ambas apresentavam muitas dificuldades.

Acredito que o assunto INCLUSÃO seja muito importante de ser tratado na atualidade, ainda mais se estamos falando em uma escola democrática e acessível. Ainda existe muito preconceito com relação a inclusão de alunos com necessidades especiais na rede regular, por isso, acho que este é um assunto muito importante para ser discutido na atualidade.

Ao trabalhar com a turma o Projeto de Aprendizagem, percebi a importância de abrir espaço para todos os alunos trabalharem um assunto de seu interesse e pesquisassem sobre ele. Sendo assim, as alunas NEEs também puderam expor seus desejos e assuntos do seu interesse. Ambas adoram cães e fizeram seus trabalhos voltados para esse assunto, explicando sobre uma raça de cão que era sua preferida. Os trabalhos foram bem organizados e objetivos, as alunas fizeram simples apresentações de slides, mas a discussão comigo e com a estagiária de apoio foi muito rica.

De acordo com Mantoan (2003, p.57)
"A inclusão é uma inovação que implica um esforço de modernização e reestruturação das condições atuais da maioria de nossas escolas (especialmente as de nível básico), ao assumirem que as dificuldades de alguns alunos não apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada."
O PA é uma modernização, uma reavaliação da forma de ensinar e aprender, uma metologia ativa, em que o indivíduo é protagonista em sua aprendizagem e o professor um mediador, que orienta e participa ativamente junto com o aluno. A partir desta experiência foi possível perceber o quanto as alunos evoluíram e se dedicaram a suas atividades. Uma das alunas estava pensando que queria ser veterinária, criou-se uma expectativa , um sonho futuro e quem sabe um rumo a seguir para uma profissão tão linda que é a de trabalhar com animais.

Referênica

MANTOAN, Maria Teresa Égler. Inclusão: o que é? por quê?  como fazer?. são Paulo: Moderna, 2003.

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Postagens do primeiro semestre de 2017



O QUE FIZ E COMO MUDEI

Quando comecei a ler o que escrevi percebi como minha escrita evoluiu em relação as primeiras postagens que fiz no Blog. Comecei a pensar em relação as minhas ações e em todo percurso como estudante do curso de Pedagogia, a evolução é nítida. A prática reflexiva é muito importante, assim como a atualização e imersão no mundo acadêmico. Um professor é um pesquisador, pois temos uma matéria-prima riquíssima em nossas mãos, nossa sala de aula.

No decorrer dos anos do curso de Pedagogia, pude perceber como é importante a atualização do professor para sua prática. Em cada semestre foi possível perceber a mudança na forma de desenvolver minhas aulas. E acredito que isso tenha se refletido em minha escrita no blog. Consegui em minhas postagens fazer uma reflexão acerca de minha prática e de meus estudos, o que não havia feito nas primeiras postagens do curso.

Ao revisar meu blog foi possível perceber nitidamente a evolução de minhas postagens, com maior fundamentação e aplicação em minha prática.

 "O lucro do nosso estudo é tornarmo-nos melhores e mais sábios."
Michel de Montaigne

segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Continuo no Caminho



INICIANDO O EIXO IX EM 2019/2

Semestre passado foi muito difícil, o cansaço e a fadiga tomaram conta de mim. Não pude terminar meu TCC, meu tema ainda não está bem definido, não consigo organizar o que realmente quero escrever. Este semestre não será fácil, também, pois estou em meio a muitas tarefas e se der tudo certo terminarei todas.

Vou repetir a disciplina de Artes, pois no primeiro semestre não foi possível realizar as atividades em tempo. Não havia uma tutoria presente e as atividades ficaram muito confusas e sem uma tabela de acompanhamento foi mais difícil identificar se as atividades estavam de acordo com o que era solicitado. Nunca havia reprovado em uma disciplina ao longo de minha vida acadêmica, mas estou tranquila, pois percebi que refazer e repensar sobre minhas terefas é importante para o meu desenvolvimento.

Que venha um semestre cheio de novidades e desafios.

"Podemos facilmente perdoar uma criança que tem medo do escuro; a real tragédia da vida é quando os homens têm medo da luz."

Postagens de 2018/2

Mudar é preciso, evoluir faz parte da nossa condição humana As postagens realizadas neste último semestre, já estão vinculando prática ...