Trabalhar mais de um conteúdo em uma disciplina não é novidade. Muitas são as vezes que os alunos perguntam:
- É português professora?
- Não, história? - Geografia! - Ciências!... E por aí segue. Tem texto, os alunos pensam que é português.
E que tal se os alunos propusessem o tema de sua aprendizagem?
Todos pensaram que enlouqueci. Agora os professores não querem mais dar aulas, vão deixar os alunos decidirem o que querem aprender.
Sim e não. Através dos Métodos Globalizados de Ensino, os professore seriam orientadores dos alunos que através de uma pesquisa orientada desenvolveriam um projeto. Essa metodologia é conhecida como Projetos de Aprendizagem. Cada aluno escolhe um tema para estudar e desenvolve alumas metas.
- Meta 1: Questões a serem estudadas; necessidades encontradas; hipóteses levantadas; objetivos a serem alcançados.
- Meta 2: Justifiativa - por que essa pesquisa é importante;
- Meta 3: Desenvolvimento da pesquisa;
- Meta 4: Cronograma.
Trabalhei com meus alunos desta forma neste último trimestre, não foi fácil, mas não é impossível. Contudo é necessário muito empenho do professor em relação aos cuidados com a pesquisa que o aluno está realizando, com o processo de desenvolvimento do trabalho, atenção especial com os alunos que não conseguem desenvolver as atividades é trabalho diário e incentivo constante.
Venci a aplicação das metas, mas não houve a pronfundidade de conteúdo que eu esperava no tema desenvolvido pelos alunos. Ainda é preciso mais envolvimento tanto dos alunos, quanto de suas famílias nas pesquisas, pois esse apoio é fundamental.
Referência
Vidiella, Antoni Zabala. La práctica educativa. Cómo enseñar. 1º ed. Editorial Graó / Colofón, noviembre 2006.
Vidiella, Antoni Zabala. La práctica educativa. Cómo enseñar. 1º ed. Editorial Graó / Colofón, noviembre 2006.
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