sexta-feira, 15 de fevereiro de 2019

Proporções da Aprendizagem

Repensando as postagens que fiz sobre Projetos de Aprendizagem é possível verificar uma diferença entre a forma de trabalhar com as turmas que tive ao longo dos últimos anos. A primeira vez que trabalhei com projetos de aprendizagem, em 2016, pude utilizar várias ferramentas do Google com minha turma, fui na biblioteca da Unisinos fazer pesquisa com eles, criamos grupo de dúvidas no watts app, trabalhamos com vídeos, e tantas outras coisas. Os alunos tinham mais acesso às tecnologias e internet, suas famílias eram letradas e a situação econômica das famílias era melhor.

No ano seguinte, 2017, a turma já era mista, os alunos tinham acesso à tecnologia e internet, suas famílias eram letradas, mas nem tanto quanto as anteriores, porém a situação econômica das famílias era mais baixa. Contudo, os alunos eram muito interessados nos assuntos escolares e tudo que era proposto para eles eles realizavam com muito entusiasmo. O trablho fluiu muito muito bem, com alguns problemas, mas todos os alunos conseguiram terminar suas atividades.

No ano de 2018, a turma já era completamente diferente, os alunos não tinham acesso à tecnologia, nem à internet, eram família de baixa renda, com pais pouco letrados, ou analfabetos, a turma tinha alunos de inclusão com síndrome de donw, dislexia, déficit cognitivo, déficit de atenção e hiperatividade e transtorno opositor. Com todas essas dificuldades os alunos gostavam de realizar as atividades do Projeto de aprendizagem, contudo, foi mais difícil mantê-los atentos aos seus projetos.

Com o passar dos dias fui percebendo que todos tinham necessidade de saber o que os outros estavam fazendo, com isso passei a solicitar que diariamente os alunos lessem para os colegas seus diários de bordo, ou contassem um pouco como estava seu projeto. quando tinham fotos interessantes eu mostrava na aula de informática, ou separava um dia da semana para mostrar as fotos dos trabalhos para todos os colegas, então, somente quem estivesse com seu trabalho teria fotos a serem mostradas. São estratégias que vamos criando para que os alunos se concentrem em seus trabalhos e realizem as atividades.

Não foi fácil orientar os Projetos de Aprendizagem esse ano, mas tivemos um resultado positivo, embora dois alunos não tenham terminado seus slides a gande maioria apresentou com muita confiança e entusiasmo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens de 2018/2

Mudar é preciso, evoluir faz parte da nossa condição humana As postagens realizadas neste último semestre, já estão vinculando prática ...