Aquisição da Linguagem
Os processos de aquisição da linguagem visam explicar de que modo o ser humano parte de um estado em que não possui qualquer expressão verbal e incorpora a língua de sua comunidade nos primeiros anos de vida, adquirindo um modo de expressão social dela dependente. De acordo com Correa (1999) toda criança é capaz de tomar a língua de sua comunidade como língua materna e adquirir, simultaneamente, mais uma língua. A autora aborda que há um padrão de desenvolvimento comum aos indivíduos nas diferentes línguas. Com isso, cabe a uma teoria da aquisição da linguagem explicar esse fato e elucidar o processo da aquisição espontânea de qualquer língua humana.
A partir dos estudos citados, deparo-me com uma fala tão distante da norma padrão trazida por meus alunos. São representações da fala dos seus grupos sociais, que se distanciam de uma norma padrão, mas que representam a cultura desses indivíduos. É papel da escola auxiliar aos alunos, desde a educação infantil, na aproximação de uma fala mais próxima da língua padrão, para que assim a alfabetização desses crianças não apresente tantas dificuldades. De acordo com Coelho, Lanza e Reis (2015) a criança necessita de uma consciência fonológica, que compreende à estrutura dos sons da fala para que posteriormente, tenha um bom desenvolvimento na leitura e na escrita.
A Educação Infantil tem importante papel no desenvolvimento fonológico da criança, de forma lúdica e com atividades interativas e corporais é possível desenvolver a construção linguística da criança. Devemos estar atentos para compreender que a alfabetização escolar de uma criança inicia desde sua formação inicial na pré-escola. O letramento é outro fator importante para o desenvolvimento da criança e não deixemos de lado seu conhecimento de mundo, que vai sustentar toda essa carga de conhecimento e acomodar, para que haja uma aprendizagem significativa.
REFERÊNCIAS
Coelho, Maria José, Lanza, Paula Moreira Martins de Oliveira e Reis, Izabel Cristina da Silva. CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA E A AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA: Relações e Implicações para a Prática Pedagógica. OUTUBRO 29, 2015. Pós em Revista - Ed. 11. Disponível em http://blog.newtonpaiva.br/pos/e11-ped-01-consciencia-fonologica-e-a-aquisicao-da-linguagem-escrita-relacoes-e-implicacoes-para-a-pratica-pedagogica/ visitado em 24/06/2018.
Correa, Letícia Maria Sicuro. Aquisição da linguagem: Uma Retrospectiva dos Últimos Trinta Anos. D.E.L.T.A., Vol. 15, Nº Especial, 1999 (339-383).
Nenhum comentário:
Postar um comentário