domingo, 11 de março de 2018

Reflexão Inicial

E iniciou o sétimo semestre, com ele novas reflexões e aprendizagens. O curta "Escolas democráticas", de Jan Gabbert (2006), apresentou a realidade de uma escola com princípios mecânicos e conservadores, a qual conhecemos como Escola Bancária, de acordo com Freire. Logo, pensei na estrutura e funcionamento das escolas em que trabalho. Não é diferente da perspectiva apresentada pelo vídeo, o qual faz uma crítica excelente à metodologia do professor, ao interesse dos alunos e às tecnologias dispostas na Escola.

Várias cenas chamaram atenção ao longo do vídeo. Uma delas está relacionada à sala de aula ambiente, as quais estão equipadas com vários objetos de interação e aprendizagem para o aluno, porém eles não têm liberdade para desenvolver as tarefas com autonomia, quem diz o que deve ser feito é o professor, que é o depositário de todo saber presente no espaço escolar.

Isso lembra muito as escolas atuais, que ainda querem ser as detentoras do conhecimento, valorizando a teoria acadêmica e dispensando o conhecimento do aluno e suas experiências. A concepção de um modelo voltado para o Reforço, está latente nesta escola, em que o aluno aprende através da repetição, se for feito várias vezes. Essa reprodução está presente no dia-a-dia das escolas em que trabalho e muitas vezes eu pratico esse modelo, que é o que a maioria das pessoas acham que funciona. Colegas ainda não veem com bons olhos professores interdisciplinares, que preferem utilizar a Pedagogia Relacional, em que o aluno é responsável por sua aprendizagem, através da experiência, pesquisa, autonomia, diálogo, apresentação oral, debates, produções opinativas, entre outros.

Espero que o abismo que existe dentro e fora dos muros da escola seja suprimido através da interação professor x aluno, aluno x aluno, professor x professor, comunidade x escola. Uma melhor qualificação para os profissionais da educação também deve ser prioridade, bem como os espaços escolares. É dever e compromisso da sociedade pensar e investir em educação proporcionando-possibilidades de crescimento e desenvolvimento .



Referências


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens de 2018/2

Mudar é preciso, evoluir faz parte da nossa condição humana As postagens realizadas neste último semestre, já estão vinculando prática ...