quarta-feira, 14 de março de 2018

Linguagens e Educação

Essa semana tivemos a primeira aula sobre aquisição da linguagem, e o questionamento foi "-como as crianças desenvolvem a linguagem?". Desde de bebês, somos incentivados a falar, através de vários estímulos, pelo condicionamento biológico, por imitação, por observação entre outros. Chomsky diz que a aquisição da linguagem é inata, ele foi o criador do gerativismo, que revela a linguagem como um instinto do ser humano.

Além de Chomsky, existiam outras teorias sobre a aquisição da linguagem, como a de Skiner, que dizia que o condicionamento entre estímulo/resposta/reforço, do adulto para criança, proporcionava a aprendizagem. A imitação era outra ferramenta muito usada e defendida pela teoria behaviorista a qual Skiner defendia.

Vygotsky era outro estudioso que defendia a teoria Interacionista. Para ele a linguagem é adquirida através da interação dos seres entre si e com o meio social. Diz que ao mesmo tempo que a linguagem é algo individual também é coletivo, seu objetivo é a comunicação.

Contudo, tenho um aluno que é autista e ainda não desenvolveu completamente a fala, mas está em processo de desenvolvimento. Ao ler as teorias apresentadas sobre inatismo, processo de aquisição por estímulo/resposta/reforço e interação com outros da espécie e com o meio social, questiono-me sobre como auxiliar o desenvolvimento da fala de uma criança autista. Que tipo de intervenção utilizar para que o aluno se desenvolva melhor? Quais atividades propor?

A aprendizagem e aquisição da linguagem em uma criança normal se dá de forma esperada, mas em crianças com necessidades especiais, como proceder para incluir uma comunicação eficaz?


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