Como vou saber se meu trabalho com alunos é significativo?
Será que ministrei uma boa aula, ou eu deveria ter dado simples exercícios de fixação para que estejam preparados para as aulas do 6º ano?
Perguntas assim tiram meu sono muitas vezes. Na última reunião para atualização do PPP de uma das escolas em que trabalho, meu colegas optaram por seguir o modelo tradicional de aprendizagem. Sendo assim, fico questionando minhas habilidades como professora. O empirismo nos diz que os alunos aprendem através da transmissão do conhecimento pelo professor, que é o detentor do saber e tem a obrigação de ensinar. Contudo, o que devemos ensinar aos alunos que eles não consigam encontrar na internet com apenas um toque na tela?
Acredito que seja necessário construir a aprendizagem com meus utilizando todos os recursos que tenho disponíveis e um deles muito importante é a tecnologia. Aprender a utilizar a internet e suas inúmeras possibilidades é um grande avanço nas aulas regulares e presenciais. Entretanto, os conteúdos curriculares estão batendo a nossa porta, e as provas de seleção para o ensino médio ainda estão voltadas para o conteudismo. Então, de que forma vou mudar minhas aulas se a escola tradicional cobra constantemente índices de desenvolvimento e seleção? Desde que passei pelo Ensino Fundamental, e isso faz um bom tempo, os conteúdos programáticos da escola ainda são os mesmos. O que isso significa realmente?
Se formos pensar na modelo pedagógico do apriorismo, em que os alunos aprendem através de estímulos, com a mínima interferência do professor, e suas próprias ações veremos outra falência. Porque aqueles que tiverem auxílio e conseguirem despertar seu conhecimento irão adiante e os demais serão classificados como inaptos para aprender. Então, aqui temos outro exemplo de seleção, aqueles que conseguirem aprender o que está designado para ser aprendido segue adiante, os demais ficam para trás. Ou seja, há outro padrão estruturado, que certamente está voltado para o conteudismo.
A escola continua a mesma, como preparar criticamente os alunos para atuarem através de suas construções e experiências com uma escola tão retrógrada?
Tenho um dilema em minha vida. Certa vez, uma colega disse que eu "privava as crianças de aprender", como se faz isso, em uma escola tradicional? Como se priva alguém de aprender? Num universo de tantos estímulos é capaz de uma criança não aprender? Piaget diz que a aprendizagem transforma o sujeito. Acho que acabo de me transformar em um questionário ambulante.




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