A geometria é pouco trabalhada na escola, nas séries iniciais e na educação infantil. De acordo com Piaget, as noções geométricas partem do próprio ser humano ainda na infância, mundo sensível como é conhecida. Quando a criança está na fase egocêntrica é incapaz de considerar outro elemento para localizar-se, busca apenas em si própria.
Com o passar do tempo a criança processa continuamente ao espaço representativo, em que evoca objetos em sua ausência. Então passa a ser papel do professor, na escola, estimular sua lateralização, lateralidade e orientação espacial através de atividades desafiadoras e concretas. É o professor quem deve estar atento ao conhecimento do currículo da disciplina de matemática e viabilizar suas especificidades ao educando.
Em sala de aula com alunos do 1º ano do ensino fundamental, trabalhei com eles atividades simples como:
Quem é o colega que senta a sua frente?
Quem senta atrás de você?
E do seu lado e do outros lada?
Após entreguei uma folhinha para os alunos com desenho da sala de aula e outra com a foto dos colegas para que colassem cada um em seu lugar. Então, a partir dali iniciei o trabalho de lateralidade esquerda/direita.
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