Estive pensando sobre o semestre de trabalho com meus alunos. Penso que desde que iniciei a Faculdade de Pedagogia minhas práticas evoluíram significativamente e o trabalho com pesquisas foi um grande aliado para isso. Crescer profissionalmente é uma tarefa árdua e difícil, pois temos que deixar de lado hábitos e costumes e começar tudo outra vez, acho que todos tendem a ganhar com o sucesso e formação de um professor, principalmente, seus alunos.
O trabalho de pesquisa desenvolvido nas disciplinas de Desenvolvimento do mundo através da Ciências do Seminário Integrador, oportunizou aos meus alunos uma experiência significativa de aprendizagem, eles puderam desenvolver um projeto próprio ao longo do semestre e foi muito gratificante. Estabelecer uma trajetória de estudo é disponibilizar o conhecimento, fizemos experiências em sala de aula, pesquisamos na informática, os alunos fizeram pesquisa em suas casas com seus familiares e construímos hipóteses para nossas dúvidas. Estimular e envolver o educando em sua aprendizagem, dividir com a família essa responsabilidade é um caminho para o futuro da educação no Brasil, e pode despertar o prazer pelo estudo e por vir à escola.
Rubem Alves fala do sofrimento da escola tradicionalista e mostra que a escola deve desenvolver a inteligência de seus alunos, mas através do prazer. Acredito que não há mais espaço para a escola da repetição, está na hora de mudarmos isso. Precisamos ensinar e aprender com nossos alunos, todos devemos alçar voo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário