Nas últimas duas semanas, trabalhei com meus alunos utilizando o recurso do editor de texto "google docs". Iniciei contando para os alunos um mito urbano chamado: A sombra do enforcado" de Rosana Rios. Logo solicitei aos alunos que pesquisassem sobre lendas ou mitos urbanos na internet. A partir daí os alunos se reuniram em grupos e discutiram sobre seu textos, escolheram um e fizeram um roteiro de trabalho para realizar um vídeo sobre a história. Criei para eles um documento compartilhado para que pudessem escrever sobre como seria o vídeo que fariam. Todos fizeram seus textos no laboratório de informática da escola, pois muitos não tem internet em casa.
Apresentei para eles o google docs e disse para que mexessem no editor e descobrissem sobre seus recursos. Como nativos digitais que são, mudaram cor da página, mudaram as cores das letras, mudaram tipo de letra, tamanho, mas não fizeram as configurações de parágrafo, e apresentaram dificuldades na escrita ortográfica, e não sabiam como resolver o problema. Mostrei para eles então o recurso apresentado de sugestão de ortografia, e mesmo assim não conseguiam definir qual escrita correta.
Para a próxima aula, que será sobre a correção dos textos, com a leitura de meus comentários, entregarei para eles um dicionário, para auxiliá-los na resolução ortográfica, juntamente com o recurso de sugestões apresentado pelo google.
Para a próxima aula, que será sobre a correção dos textos, com a leitura de meus comentários, entregarei para eles um dicionário, para auxiliá-los na resolução ortográfica, juntamente com o recurso de sugestões apresentado pelo google.
Interessante a atividade Simone. Pelo visto os alunos não encontraram dificuldades como a ferramenta googledocs. Aguardo pela continuidade da atividade. Abç!
ResponderExcluir