quarta-feira, 27 de abril de 2016

Lendas Urbanas e Mitos Urbanos

A partir das histórias contidas nos livros de Anna Claudia Ramos e de Alessandra Roscoe, fiz um trabalho com minha turma de quinto ano em que além de escrevem textos individuais e compartilhados no google docs, criaram curtas metragens. Agora, vamos aperfeiçoar nosso trabalho criando textos e roteiros originais para nossos próximos curtas metragens.

As aulas estão mais dinâmicas e os alunos gostam mais de realizar as atividades. Como segunda etapa, os alunos vão organizar seus textos de acordo com as observações que deixei como mensagem para eles no google docs.

Com esse trabalho já foi possível que os alunos se envolvessem com textos narrativos como relato, lendas, mitos e formulário. Será introduzido no trabalho outros gêneros literários, além da oralidade, que será muito utilizada nos curtas e debates em sala de aula.

sábado, 23 de abril de 2016

Escrita individual

Ainda utilizando o mundo digital com meu quinto ano, encaminhei, por e-mail, para eles uma segunda atividade de escrita no google docs, solicitei um breve relato aos alunos de como se sentiram fazendo o trabalho sobre o vídeo e a escrita compartilhada no google docs. Muitos escreveram além do solicitado e falaram das aulas em geral. Após, fiz no google forms um formulário para que respondessem sobre as aulas: suas dificuldades, como foi a organização do trabalho, entre outros.

O trabalho foi bem aceito pela turma, que solicitou que fizéssemos outros trabalhos semelhantes, com novas temáticas.


Aprendendo com nativos digitais


Nas últimas duas semanas, trabalhei com meus alunos utilizando o recurso do editor de texto "google docs". Iniciei contando para os alunos um mito urbano chamado: A sombra do enforcado" de Rosana Rios. Logo solicitei aos alunos que pesquisassem sobre lendas ou mitos urbanos na internet. A partir daí os alunos se reuniram em grupos e discutiram sobre seu textos, escolheram um e fizeram um roteiro de trabalho para realizar um vídeo sobre a história. Criei para eles um documento compartilhado para que pudessem escrever sobre como seria o vídeo que fariam. Todos fizeram seus textos no laboratório de informática da escola, pois muitos não tem internet em casa.

Apresentei para eles o google docs e disse para que mexessem no editor e descobrissem sobre seus recursos. Como nativos digitais que são, mudaram cor da página, mudaram as cores das letras, mudaram tipo de letra, tamanho, mas não fizeram as configurações de parágrafo, e apresentaram dificuldades na escrita ortográfica, e não sabiam como resolver o problema. Mostrei para eles então o recurso apresentado de sugestão de ortografia, e mesmo assim não conseguiam definir qual escrita correta.

Para a próxima aula, que será sobre a correção dos textos, com a leitura de meus comentários, entregarei para eles um dicionário, para auxiliá-los na resolução ortográfica, juntamente com o recurso de sugestões apresentado pelo google.

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Drive: google docs com alunos do 5º ano do ensino fundamental

O encontro da literatura com a mídia digital

Este ano tenho uma turma de quinto ano, do ensino fundamental. Nessa idade, as crianças gostam muito de histórias fantásticas, e encontrei o prazer da leitura para meus alunos com as lendas e mitos urbanos.

Primeiramente, li para eles o mito "A sombra do enforcado". Ao leva-los para sala de informática, no período semanal que temos, solicitei a eles que pesquisassem sobre lendas urbanas. Foi um sucesso, logo estavam tão concentrados lendo e discutindo sobre as lendas, que pedi para que escolhessem as lendas que mais tinham gostado e se reunissem em grupos de 4, ou 5 alunos. Em grupos, apresentariam suas lendas para os colegas e escolheriam a que mais gostassem para fazer um filme.

Com isso, pensei em trabalhar com os alunos como fazer roteiros para organizarem seus filmes. E apresentei a proposta de trabalho para eles. Então, logo começou uma discussão, na turma, sobre quem iria na casa de quem. Alguns alunos disseram que seus pais não deixariam ir para casa de colegas, outros disseram que moravam longe, entre outros problemas. Logo, pensei em como solucionar esse problema, e lembrei da ferramenta que utilizamos para fazer trabalhos cooperativos em aula. No início, achei que talvez não daria certo, mas mesmo assim encarei o desafio.

Hoje, criei e-mails com os alunos para que pudéssemos criar uma conta no google docs., para alguns foi bem fácil, para outros um pouco mais difícil, alguns ainda não conseguiram criar seu e-mail, mas, certamente, todos conseguirão, pois estão muito empenhados em conseguir. Já disponibilizei o "doc" para alguns alunos que fizeram sua inscrição e os mesmos já começaram a explorar a ferramenta de escrita. Por hoje, todos adoraram a novidade. Espero que na próxima aula todos consigam iniciar seus trabalhos e que seja um sucesso essa tarefa.

Postagens de 2018/2

Mudar é preciso, evoluir faz parte da nossa condição humana As postagens realizadas neste último semestre, já estão vinculando prática ...