A profissão de professor não é mais a mesma que de 10 anos atrás. Não é mais a mesma, porque não a sociedade não é igual, porque evoluímos e com isso descobrimos coisas novas. Ao ler o texto de Isabel Alarcão, sobre Ser professor reflexivo, fez-me pensar em como mudei minha forma de dar aulas desde que iniciei minha trajetória como educadora. Já não ensino mais a gramática através de exercícios e decorebas, já não vejo sentido em ensinar classes gramaticais sem fazer com que o aluno pense em aumentar seu vocabulário, substituindo substantivos por pronomes, em um texto, para não torná-lo repetitivo.
A cada final de dia, penso em como poderia ter feito diferente, ou se tivesse pensado mais sobre o assunto poderia ter feito diferente. Então, percebo que é necessária a prática para que haja reflexão e mudança nas ações, como diz Alarcão (1996, p 4) "direi que o professor faz da sua prática um campo de reflexão teórica estruturadora da acção." Sendo assim, refletir para reorganizar a prática deve fazer parte do cotidiano do professor, ao tornar-nos reflexivos e questionadores de nosso trabalho propiciaremos aprendizagens mais significativas para nossos alunos.
Alarcão (1996) diz, ainda, que é necessário transcender para nossos alunos e torná-los autônomos e reflexivos em relação a sua aprendizagem. Para isso é preciso auxiliá-los neste processo de autoconhecimento. Fiquei me questionando como posso fazer para tornar isso viável em minhas aulas, pois faço com meus alunos reescrita de seus textos, pesquisas, discuto com eles suas opiniões e argumentos sobre seus trabalhos. Seria isso um início do processo de autonomia?
Oi Simone, tudo bem? Eu acho que sim, que é autonomia em processo. Com meus alunos, em história, peço muito a opinião pessoal deles, o que eles acham sobre os fatos, os seus pensamentos e escritos... Sempre que posso evito que eles me respondam aquilo que eu quero. Com isso, acredito estar trabalhando a autonomia deles. Mesmo assim acho um pouco difícil perder o sentido de guiar o aprendizado para uma posição de mediador. Abçs
ResponderExcluir