domingo, 23 de abril de 2017

Projetos de Aprendizagens

A disciplina de Projetos de Aprendizagem em Ação solicitou que fizéssemos um PA com nossos alunos. Ao iniciar o ano letivo questionei meus alunos sobre o que gostariam de aprender ao longo do ano letivo, o que gostariam de pesquisar. Suas respostas não foram como eu esperava e escreveram que gostariam de aprender futebol, química, rimas, basquete, equilíbrio, esgrima, entre outras coisas, então, fiquei pensando em como conseguir mudar essas palavras e transformá-las em questionamento.

Iniciei meu trabalho, lendo para os alunos o livro "Por quê?", de Cacá Melo uma escritora leopoldense. Este livro traz uma menina muito curiosa que faz muitas sobre as coisas cotidianas e infantis, como (2015, p. 7) "Onde asas eu posso arrajar?", (p.9) "Quem inventou essa regra de aniversário levar um ano para se comemorar?" e a partir da história conversei com os alunos sobre as curiosidade que eles têm, ou tinham quando menores.


Na aula seguinte, trabalhei com os alunos a música "8 Anos", de Adriana Calcanhotto, e novamente conversei com os alunos sobre as curiosidades deles e perguntei se só crianças pequenas têm perguntas para fazer. Eles disseram que não, e que também tinham muitas coisas que gostariam de saber como: "- por que tem sal na água do mar e de onde ele vem?" (Jenifer, 10 anos). A partir da pergunta da Jenifer pedi aos alunos que escrevessem pelo menos 5 perguntas de coisas que eles gostariam de saber e poder pesquisar na escola.

Os alunos trouxeram muitas perguntas interessantes como: "- quem inventou o dinheiro? (Maik, 10 anos), - Como Adolf Hitler morreu? (Gustavo, 10 anos), - por que quando chove muito forte cai granizo? (Luiza, 10 anos)" e muitas outras foram feitas. Penso agora em seguir o trabalho de acordo com os métodos apresentados por Zaballa (1995) e meus conhecimentos desenvolvidos através do Seminário Integrador IV. As certezas e dúvidas provisórias sobe o assunto serão trabalhadas na próxima aula, bem como a tecnologia que será desenvolvida com os alunos, que será o Google Docs.


terça-feira, 11 de abril de 2017

PROFESSOR E REFLEXÃO: autoconhecimento

A profissão de professor não é mais a mesma que de 10 anos atrás. Não é mais a mesma, porque não a sociedade não é igual, porque evoluímos e com isso descobrimos coisas novas. Ao ler o texto de Isabel Alarcão, sobre Ser professor reflexivo, fez-me pensar em como mudei minha forma de dar aulas desde que iniciei minha trajetória como educadora. Já não ensino mais a gramática através de exercícios e decorebas, já não vejo sentido em ensinar classes gramaticais sem fazer com que o aluno pense em aumentar seu vocabulário, substituindo substantivos por pronomes, em um texto, para não torná-lo repetitivo.

A cada final de dia, penso em como poderia ter feito diferente, ou se tivesse pensado mais sobre o assunto poderia ter feito diferente. Então, percebo que é necessária a prática para que haja reflexão e mudança nas ações, como diz Alarcão (1996, p 4) "direi que o professor faz da sua prática um campo de reflexão teórica estruturadora da acção." Sendo assim, refletir para reorganizar a prática deve fazer parte do cotidiano do professor, ao tornar-nos reflexivos e questionadores de nosso trabalho propiciaremos aprendizagens mais significativas para nossos alunos.

Alarcão (1996) diz, ainda, que é necessário transcender para nossos alunos e torná-los autônomos e reflexivos em relação a sua aprendizagem. Para isso é preciso auxiliá-los neste processo de autoconhecimento. Fiquei me questionando como posso fazer para tornar isso viável em minhas aulas, pois faço com meus alunos reescrita de seus textos, pesquisas, discuto com eles suas opiniões e argumentos sobre seus trabalhos. Seria isso um início do processo de autonomia? 

domingo, 9 de abril de 2017

Cara de Blog, melhor assim!

Há algum tempo quero mudar a "cara" do meu blog e deixa-lo com uma carinha melhor, parecendo um blog mesmo. Parei para acrescentar meus colegas, estudar os layouts, aprender a organizar melhor meu espaço virtual.
Agora posso visualizar os blogs que sigo de forma mais simples e posso ver quem segue meu, ou vai seguir meu blog.
Gostei muito das novidades que aprendi, espero aperfeiçoar ainda mais minhas habilidades no mundo virtual.

sábado, 1 de abril de 2017

INÍCIO DO EIXO V - PEDAGOGIA EAD

Estamos iniciando um novo semestre, no curso de graduação. Espero adquirir novos conhecimentos para utilizar em minhas aulas e entender melhor a aprendizagem. Neste semestre, serão ministradas as disciplinas:

Seminário Integrador V;
Psicologia da Vida Adulta;
Projeto Pedagógico em Ação;
Organização do Ensino Fundamental;

A partir destas disciplinas aplicarei novos conhecimentos em minhas aulas, tornando-as mais dinâmicas e interessantes.

Postagens de 2018/2

Mudar é preciso, evoluir faz parte da nossa condição humana As postagens realizadas neste último semestre, já estão vinculando prática ...