A disciplina de Projetos de Aprendizagem em Ação solicitou que fizéssemos um PA com nossos alunos. Ao iniciar o ano letivo questionei meus alunos sobre o que gostariam de aprender ao longo do ano letivo, o que gostariam de pesquisar. Suas respostas não foram como eu esperava e escreveram que gostariam de aprender futebol, química, rimas, basquete, equilíbrio, esgrima, entre outras coisas, então, fiquei pensando em como conseguir mudar essas palavras e transformá-las em questionamento.
Iniciei meu trabalho, lendo para os alunos o livro "Por quê?", de Cacá Melo uma escritora leopoldense. Este livro traz uma menina muito curiosa que faz muitas sobre as coisas cotidianas e infantis, como (2015, p. 7) "Onde asas eu posso arrajar?", (p.9) "Quem inventou essa regra de aniversário levar um ano para se comemorar?" e a partir da história conversei com os alunos sobre as curiosidade que eles têm, ou tinham quando menores.
Na aula seguinte, trabalhei com os alunos a música "8 Anos", de Adriana Calcanhotto, e novamente conversei com os alunos sobre as curiosidades deles e perguntei se só crianças pequenas têm perguntas para fazer. Eles disseram que não, e que também tinham muitas coisas que gostariam de saber como: "- por que tem sal na água do mar e de onde ele vem?" (Jenifer, 10 anos). A partir da pergunta da Jenifer pedi aos alunos que escrevessem pelo menos 5 perguntas de coisas que eles gostariam de saber e poder pesquisar na escola.
Os alunos trouxeram muitas perguntas interessantes como: "- quem inventou o dinheiro? (Maik, 10 anos), - Como Adolf Hitler morreu? (Gustavo, 10 anos), - por que quando chove muito forte cai granizo? (Luiza, 10 anos)" e muitas outras foram feitas. Penso agora em seguir o trabalho de acordo com os métodos apresentados por Zaballa (1995) e meus conhecimentos desenvolvidos através do Seminário Integrador IV. As certezas e dúvidas provisórias sobe o assunto serão trabalhadas na próxima aula, bem como a tecnologia que será desenvolvida com os alunos, que será o Google Docs.