No último dia 15 de março, participei de uma palestra do prof. Dr. Cesar Nunes, da UNICAMP, em que ele abordou o tema HUMANIZAÇÃO da educação. Tema extremamente relevante para os dias atuais, embora tão antigo no âmbito escolar. Mas, por que atual e antigo?
Ao longo do semestre, estudamos na disciplina de História da Educação que o sistema de ensino foi criado para os filhos dos nobres. Os encarregados por ministrar o ensino eram os padres católicos, que tinham a intenção de arrecadar mais seguidores para sua igreja. Porém, os filhos dos pobres não tinham direito ao estudo, mas os padres viram ali uma possibilidade de aumentar os seguidores de sua igreja e abriram as portas da escola para eles.
Com o passar dos anos, os governos começaram a se preocupar em organizar uma sociedade mais homogênea, formando cidadãos que estivessem preparados para atuar conforme as expectativas do governo e da aristocracia. Pensando na evolução da educação, para as classes populares, isso foi bom, tendo em vista que para muitas crianças foram abertas oportunidades de desenvolvimento, que antes não existia.
A palestra do professor Nunes foi uma retrospectiva das aulas de história, em que foram abordados os temas vivenciados por ele nas várias etapas do desenvolvimento da educação. E seu principal foco foi mostrar aos professores presentes que a afetividade proporciona uma grande influência na aprendizagem de uma criança. E também a forma do professor ensinar seus alunos, demonstrando e oportunizando conhecimento através da valorização do conhecimento de mundo da criança e respeitando suas vivências pode contribuir de forma positiva e significativa para o desenvolvimento do estudante.
Enquanto escutava a palestra, refletia sobre as disciplinas estudadas no semestre passado, revivi nas palavras do palestrante os estudos feitos do texto "Maquinaria Escolar" e os textos e vídeos de Emília Ferreiro na disciplina de Fundamentos da Educação. Trouxe todas essas informações para meu cotidiano de aula, e percebi que utilizo muitos dos recursos discutidos, como a afetividade e o respeito pela criança, pelo seu direito de aprender e meu dever de ensinar.
A evolução da educação está diretamente ligada a evolução da sociedade dos estudos realizados pelos docentes e discentes.
A palestra do professor Nunes foi uma retrospectiva das aulas de história, em que foram abordados os temas vivenciados por ele nas várias etapas do desenvolvimento da educação. E seu principal foco foi mostrar aos professores presentes que a afetividade proporciona uma grande influência na aprendizagem de uma criança. E também a forma do professor ensinar seus alunos, demonstrando e oportunizando conhecimento através da valorização do conhecimento de mundo da criança e respeitando suas vivências pode contribuir de forma positiva e significativa para o desenvolvimento do estudante.
Enquanto escutava a palestra, refletia sobre as disciplinas estudadas no semestre passado, revivi nas palavras do palestrante os estudos feitos do texto "Maquinaria Escolar" e os textos e vídeos de Emília Ferreiro na disciplina de Fundamentos da Educação. Trouxe todas essas informações para meu cotidiano de aula, e percebi que utilizo muitos dos recursos discutidos, como a afetividade e o respeito pela criança, pelo seu direito de aprender e meu dever de ensinar.
A evolução da educação está diretamente ligada a evolução da sociedade dos estudos realizados pelos docentes e discentes.
De certa maneira este tema da humanização também pode-se relacionar com o vídeo da aula magna, sobre a utilidade do inútil, no sentido de a Educação dever ser também para aquilo que não gera apenas lucro ou serventia (serventia no seu sentido negativo de usar algo). Acho que várias escolas confessionais dos dias de hoje se incomodariam muito com os pensamentos do professor da aula magna. Abç!
ResponderExcluirConcordo Pablo, por isso que escrevi sobre o assunto. Vem ao encontro sim, porque uma das mensagens que o professor Cesar nos deixou foi a de formar cidadão e não máquinas em série.
ResponderExcluir;-)
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