quarta-feira, 24 de junho de 2015

Ações coletivas e Conhecimento

De acordo com Miguel Arroyo, as classes dominadas (coletivos concretos, históricos, as  classes sociais e os grupos subalternizados,  oprimidos pelas diferentes formas de dominação econômica, política e cultural) são atores sociais em suas lutas e conquistas, não deixando se calarem frente as desigualdades. Esses grupos se utilizam de ações coletivas, movimentos sociais em busca de emancipação frente aos dominadores. Em nossa sociedade o poder está diretamente ligado ao saber, e os padrões deste operam de acordo com a classe social, racial, étnica, de gênero entre outras. Os coletivos sociais vem enfrentando lutas, através de movimentos, buscando seus direitos frente a educação de qualidade e conhecimento. Arroyo coloca que há anos esses grupos vem lutando por acesso ao saber, porém com um currículo que seja para todos, através de ações afirmativas desenvolvidas por seus grupos sociais.
Existe uma visão social, que marginaliza o Outro que não está inserido na cultura dominante. O autor explica que os sistemas públicos, escolares, sociais teorizam que os Outros saem de um estágio negativo de falta de cultura para aquisição de cultura quando o indivíduo chega ao sistema escolar. Contudo, através das ações afirmativas há um reconhecimento dos Outros sobre si próprios que negam a incultura visualizada pelo sistema. Eles são excluídos de uma sociedade a qual não são pertencentes, tradicional, mas não se aceitam como marginais ou excluídos. contestam o sistema social, porque são conscientes e capazes, não há conformidade e sim uma busca constante por seus espaços e lugares. A atual escola é niveladora e coloca-se na posição de salvadora social, num teor em que os desiguais ficarão iguais. Entretanto, os Outros se chocam em suas lutas, muitas vezes com visões radicais, assim são vistos como inconscientes de suas condições, despolitizados, marginais, excluídos na consciência dos dominadores e opressores. A luz da consciência existe o Nós que acredita significativo a construção social levando os Outros à consciência crítica, política, participativa e cidadã.
Sendo assim, vimos os opostos entre os Outros e o Nós, o inconsciente e o consciente, os despolitizados e os politizados, Como inexistentes não podemos trazê-los para o lado de cá, e não podemos deixá-los do lado de lá, nessa teoria sócio-educativa é preciso destruir essa concepção através das ações afirmativas e seus coletivos.

terça-feira, 9 de junho de 2015

Aprendizagem Significativa 2

Na disciplina Escola, Cultura e Sociedade conversamos sobre as relações sociais. Uma das coisas que chamou minha atenção está relacionada as descobertas que fazemos. Quando o professor Paulo colocou três afirmativas no quadro não entendi o significado, mas logo nos levou a descobrir a diferença entre ver X olhar. Com isso, passei a observar o papel da escola no cotidiano das famílias de meus alunos o que me levou a fazer a seguinte reflexão:
  1. a escola é o lugar de aprender as coisas;
  2. a escola é importante para a comunidade;
  3. a escola é um ambiente limpo e organizado para eles;
  4. a escola é o espaço de lazer dessas famílias.
Sendo assim, observei que é importante a escola organizar momentos de interação com a comunidade e incentivar sua participação. Certamente, haverá um resultado positivo nas relações sociais.

Aprendizagens Significativas 1

Pensar sobre o que aprendemos parece um tanto quanto intrigante, porque muitas vezes mudamos nossa forma de agir, pensar e nos damos conta de que foi uma aprendizagem muito tempo depois. Uma aprendizagem muito significativa para mim, foi o próprio blogger que é um aliado muito importante em nossas aprendizagens. As postagens nos auxiliam na organização dos materiais estudados nas disciplinas, o que facilita o acesso ao estudo. É possível abrir o blogger em qualquer lugar e organizá-lo, acrescentar novas informações ou simplesmente guardá-las.
Com isso, no segundo semestre, estou organizando com a professora o laboratório de informática da escola, um blogger para cada um dos meus alunos contendo uma linha do tempo com fotos, textos e outras informações escolares ensinando-os a organizar esse espaço de forma simples e objetiva.

Minhas Aprendizagens

Em minhas postagens passadas, fiz sínteses simples sobre textos estudados em aula. Com dúvidas, busquei informações pensando em como melhorar minhas publicações e se as mesmas estão de acordo com o que é solicitado pelo professor. Após conversar com professor, entendi que é necessário explicitar minhas aprendizagens com maiores detalhes, observando minhas mudanças enquanto docente e o quanto o temas abordados nas aulas modificaram meu modo de pensar e agir.
Esta postagem pode servir para auxiliar meus colegas também, fica a dica.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Métodos Globalizados, o que são?

Métodos de globalizados são métodos de ensino completos, ou seja, existem caminhos específicos para obtermos êxito na aprendizagem dos alunos. A exemplo disso, posso citar a sequência didática que apresenta e explora determinado assunto, através de um passo-a-passo. Primeiramente o professor desperta o conhecimento prévio do aluno sobre o assunto a ser trabalhado, logo desenvolve o assunto e posteriormente o aluno expressa os conhecimentos adquiridos. Existem vários métodos globalizados, alguns muito bons.

Postagens de 2018/2

Mudar é preciso, evoluir faz parte da nossa condição humana As postagens realizadas neste último semestre, já estão vinculando prática ...