Após estudos realizados nas disciplinas de literatura e música, unir as duas atividades foi um desafio em minha rotina. Pensando no trabalho com imagens e poesia, apresentado pela professora Ivany, pensei em utilizar o tema com meus alunos e aproveitar para trabalhar com o conteúdo de história sobre a escravidão no Rio Grande do Sul de forma diferente.
Mostrei aos alunos a imagem do quadro de Cândido Portinari "Lavrador de Café". A partir dele fiz questionamentos sobre o que a imagem representava para os alunos.

Lavrador de Café - Cândido Portinari
Após discussão sobre a imagem, mostrei aos alunos o vídeo narrado pelo ator Paulo Autram do poema de Castro Alves "Navio Negreiro". Discutimos as relações existentes entre o poema e a imagem do Lavrador, falamos sobre a forma como os negros foram arrancados de sua terra natal e trazidos acorrentados para o Brasil. Falamos sobre as possibilidades do Lavrador ser um príncipe ou até mesmo um rei em seu país, entre outras coisas.
Dando seguimento ao trabalho entreguei aos alunos a canção "Marinheiro Só" do livro "Um Berimbau Mandou Te Chamar", organizado por Bia Hetzel para que os alunos criassem um ritmo para apresentar aos colegas. Foi um trabalho muito gratificante e os alunos gostaram muito.
Os alunos ficaram chocados com tamanha brutalidade com que os negros foram arrancados de sua terra e trazidos para o Brasil, em navios negreiros, para servirem como escravos sem nenhum direito.
Nenhum comentário:
Postar um comentário