Alfabetizar através da literatura: um desafio ao gostar de ler e escrever
Continuando meu trabalho, iniciei com meus alunos o trabalho com literatura infantil. Agregada a ela, comecei a trabalhar com as palavras existentes no texto:
RABANETE, VOVÔ, VOVÓ, NETA, TOTÓ, GATO, RATO E MINHOCA.
A partir dessas palavras partimos para criação de outras. Para isso, utilizamos sílabas e imagens, e os alunos iniciam suas tentativas no grande grupo.
Após a contação da história e participação dos alunos, os mesmos organizaram as personagens de acordo com a ordem da história. Todos adoraram e queriam saber por que no vovô e na vovó, tinha uma coisinha em cima do "o".
Também acredito na força da literatura para a alfabetização. Tudo fica mais fácil, quando tem significado para as crianças. Criar novas palavras, fixar sílabas participar de atividades contextualizadas interagir com o texto, se tornam experiências prazerosas fundamentais para a alfabetização. Adorei! Sobre a postagem achei objetiva e clara, bem apresentada demostrando o trabalho realizado e os objetivos deste.
ResponderExcluir