Este semestre, trouxe descobertas significativas para compreender melhor meus alunos através da disciplina de Psicologia I. Ao ler sobre Freud e os mecanismos de defesa, pude compreender algumas atitudes de meus alunos. Tenho uma aluna que não consegue se relacionar fazendo primeiro contato com outros colegas novos. Observei desde o início do ano esse comportamento nela, mas achei que era "coisa de adolescente". Após ler sobre os mecanismos defesa, percebi que na realidade ela estava se protegendo, através de uma formação reativa, ela tomava atitudes contrárias as que desejava. Magoava a outra pessoa ou não deixava ela se aproximar para se proteger, pois ela foi abandonada pela mãe, que a doou para outra família, separando-a de seu irmão gêmeo, que ficou com a mãe biológica.
Entendi que é uma forma dela não se magoar ou não ser deixada de lado. Aos poucos fui conversando com ela e a questionando sobre o porquê de suas atitudes hostis com pessoas que ela não conhecia ainda. Na escola, conversei com ela sobre essa questão tentando ajuda-la a superar essa dificuldade. Demonstrei os laços de amizades que havíamos construído ao longo do ano, e que essas amizades poderiam durar ou não, mas dependia dos rumos que tomassem nossas vidas, e só porque não vemos uma pessoa diariamente, não quer dizer que ela não goste de nós ou não seja mais nossa amiga.
Acredito que amenizei um pouco esse sentimento oposto que ela despendia as pessoas. Porém, ela precisará de mais auxílio para recuperar seus sentimentos.