quarta-feira, 29 de abril de 2015

"Os limites da minha linguagem são os limites do meu mundo." (Ludwig Wittgenstein)

Ontem iniciei uma nova disciplina do curso de Pedagogia: corporeidade e vivências do aprender e as neurociências interfaces e limites.


Aprendi ou reaprendi que em nossa vida tudo gira em torno de nossos hábitos e costumes. É através da nossa tomada de consciência, ou não, das coisas que criamos os hábitos e sensibilizações. Porém, é sempre necessário revisar e refazer as coisas de formas diferentes, para que nossos hábitos e costumes não nos privem de experimentar coisas novas e aprender sob novas perspectivas. Vimos que as vivências são importantíssimas para o nosso desenvolvimento, porque através do significado e retorno de nossas ações aprendemos e consequentemente desenvolveremo-nos cada vez melhor.
Uma frase que achei fantástica citada pelo professor foi:
"Temos potencial para fazer diferente, mas miseravelmente fazemos sempre do mesmo jeito."
Achei essa frase fantástica, porque nos faz refletir sobre a mesmice de nossas vidas, nos faz pensar no que eu posso fazer diferente hoje. Todos querem fugir da mesmice, mas acabam fazendo da forma que já conhecem porque é mais fácil, porque já sabemos e aí esquecemos de arriscar novamente, criando a fadada rotina e o medo de fazer diferente. Não estou dizendo que não tenhamos que ter uma rotina, mas que ela não deve passar dia após dia despercebida, a rotina, o hábito devem nos fazer refletir a fazer diferente diariamente, para que possamos nos desenvolver através de nossas vivências.

domingo, 19 de abril de 2015

Educação de qualidade na rede pública de São Leopoldo

Um trabalho inovador e em fase experimental, mas certamente dará bons frutos.

Profissionais da Educação - Uma nova perspectiva sobre o ato de ensinar.

Todos os direitos autorais ao Jornal zero Hora
Foto: Tadeu Vilani / Agencia RBS

Uma reportagem, na página do jornal Zero Hora, demonstra como as professoras Ana Rauta e Gisele Giacomin exercem a docência compartilhada, com aulas dinâmicas e interativas para alunos do 2º ano, da rede pública municipal de São Leopoldo/RS.

http://zh.clicrbs.com.br/rs/vida-e-estilo/educacao/noticia/2015/04/escola-municipal-de-sao-leopoldo-testa-projeto-com-dois-professores-em-aula-4743363.html

sábado, 18 de abril de 2015

Escola X Família - reflexões pertinentes nos dias de hoje

Opinião de Profissional



Vídeo interessantíssimo sobre Educação da Escola e Educação da Família. A inversão de valores, tanto da escola, que pensa que tem que dar conta do que a família não dá, e da família que pensa que é obrigação da escola o que lhe cabe.

Literatura Infantojuvenil

"Entre todos os seres da natureza, os pássaros são os mais maravilhosos, pois podem voar."
(Provérbio africano)

Assim são nossas crianças, pássaros maravilhosos, que não tem medo de voar. Nestes últimos dias, participei de alguns cursos sobre literatura e redescobri a importância de contar histórias. Há alguns anos que não tenho mais contato com a contação de histórias, agora estou novamente investindo nessa área e espero ultrapassar minhas expectativas. 
Tenho intensão de criar um repertório de histórias para contar para crianças, jovens e quem sabe adultos. Estudando literatura, percebi que é necessário crias vínculo com a história que o contador vai contar, conhecer o escritor e dialogar sobre ele com os espectadores da história.
Estou ansiosa pelas próximas aulas e vou fazer outras duas oficinas sobre o assunto.

Cursos que Recomendo - Paulinas Porto Alegre/RS

Na última sexta-feira, dia 17 de abril, iniciei um curso sobre as múltiplas linguagens da literatura, "Literatura Infantojuvenil". O primeiro módulo foi apresentado pelo professor Dr. e escritor Celso Sisto, ele nos apresentou um pouco da obra e biografia do escritor angolano José Eduardo Agualusa. Foi incrível, estas são minhas palavras, como é bom ouvir alguém que ama literatura falar sobre literatura, nos trás um desejo de querer mais e mais.
Não sei como vou conseguir, mas vou certamente comprar o livro "Estranhões e Bizarrocos [estórias para adormecer anjos], que é publicada somente em Portugal. Vou iniciar um trabalho utilizando literatura africana em minhas aulas. Depois que conheci o gato Felini, que se apaixonou por uma vaca e toda sua história, não há esquecer esse escritor, apresentado com tanto carinho por Sisto.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Sobre 30/04/2015

Iniciamos o blogger que nos acompanhará ao longo do curso. Aqui faremos postagens e publicaremos nossas descobertas e redescobertas.

Sobre 16/03/2015

Neste dia, rediscutimos sobre o andamento do retrato da escola, visitamos os retratos da escola de alguns colegas e incluímos mais algumas informações em nossos Pbworks.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Inicio de Nova Disciplina

Ontem, iniciamos uma nova disciplina no curso de Pedagogia: "Escola, cultura e sociedade". Foi uma ótima aula, gostei muito das discussões propostas pelo professor Paulo. Acredito que teremos um ótimo semestre, com muito trabalho e disposição.
Espero também, que o professor Crediné continue vindo juntamente com os demais professores em dias de aula.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Aprendendo coisas novas!!!

Hoje iniciamos as atividades no Moodle, ambiente de aprendizagem da UFRGS. Não será fácil, mas também não será impossível.
Aprendi a colocar link no Pbworks, com minha colega Elielda. Achei muito legal e com certeza vou modificar em minhas páginas e torná-las mais atrativas.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

Aprendemos a todo momento


Ao iniciar o curso de Pedagogia, no segundo semestre de 2014, fomos inseridos no mundo digital, que facilita e organiza nossa rotina diária. Com isso, pude perceber que para guardar lembranças de momentos, atividades realizadas na escola de um modo geral, posso utilizar diversas ferramentas multimídias e compartilhar em rede para um efetivo aproveitamento e participação de todos.

Postagens de 2018/2

Mudar é preciso, evoluir faz parte da nossa condição humana As postagens realizadas neste último semestre, já estão vinculando prática ...